noticias

Prefeitura e hospitais fecham acordo para atendimento após o fechamento do PA


Um grupo de representantes dos hospitais Pompéia, Geral e Virvi Ramos, entidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Município se reuniu na tarde desta segunda-feira (15), com o prefeito Daniel Guerra no Salão Nobre do Centro Administrativo.

O encontro serviu para aprimorar estratégias para o atendimento dos pacientes em virtude do fechamento do Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H) para reformas. A unidade municipal encerrará a recepção de pacientes às 23h59 desta terça-feira (16/10). As obras devem durar 180 dias.

Encontro reforçou a necessidade de baixas complexidades serem sanadas nas UBSs da cidade. Foto: Divulgação
Na oportunidade, os gestores das instituições reforçaram a importância de um trabalho integrado, a fim de que a comunidade possa entender qual é o melhor local para sua demanda. Os hospitais, por exemplo, devem ser procurados apenas quando a situação é muito grave. “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm e terão ainda mais capacidade para atender casos de menor gravidade. Para isso, reforçaremos as equipes. Os hospitais e os serviços de urgência e emergência sofrem com a lotação de pacientes desse tipo. Hospital é para quando há risco de morte, como em atendimentos de traumas oriundos de acidentes, além de problemas cardíacos e neurológicos”, comentou o prefeito.

“Não podemos sobrecarregar os hospitais com atendimentos de menor complexidade. Isso sobrecarrega a equipe, que está preparada para atender outras situações”, esclarece o superintendente do Pompéia, Francisco Ferrer.

Os hospitais e a prefeitura organizarão um material para informar a população sobre os serviços apropriados para cada necessidade. As instituições também monitorarão o aumento da procura por serviços de saúde mais simples para que a prefeitura possa planejar estratégias a fim de direcionar essas pessoas para as UBSs e à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H).

Como ficará o atendimento após o fechamento do PA

Conforme estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 80% da demanda do PA não é de urgência e emergência, ou seja, atendimentos de baixa complexidade que poderiam ser efetuados nas UBSs. De acordo com o compromisso firmado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, a prefeitura se comprometeu a assegurar o atendimento da população reforçando as equipes das 49 UBSs do Município com os profissionais do PA.

Ainda está fixado que a prefeitura ampliará a oferta do serviço público de saúde, em caso de necessidade, mesmo que seja preciso contratar serviços privados para tal. A UPA 24H também recebeu aumento da capacidade de atendimento, através de aditivo no contrato.
Para assegurar o deslocamento da comunidade, o Município manterá a linha de transporte público “L 92 – PA24H – UPA 24H”, que funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 6h30 às 23h10. A cada 40 minutos, um ônibus sai em frente ao Postão em direção à UPA. Como há integração tarifária, o usuário que vem dos bairros paga apenas uma passagem para cumprir o trajeto.
Durante 15 dias após o fechamento para reformas, a prefeitura manterá um profissional junto ao PA para orientar a comunidade sobre os locais de atendimento, com acionamento do Samu quando necessário. Também estão disponíveis para informações dois telefones a partir do dia 17 de outubro: o da Ouvidoria da SMS, (54) 3290.4446, das 8h às 16h30; e um número especial para esclarecimento 24 horas, (54) 9 8447.5580.

UBSs referência
A prefeitura manterá em funcionamento com atendimento médico em horário estendido (das 7h30 às 21h) as UBSs de referência da cidade: Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê. Elas receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada uma.

Atendimentos a partir de 17 de outubro
Consultas e atendimento odontológico:
UBSs: 7h30 às 16h30 (ou até as 21h nas cinco UBSs referência)
UPA 24H

Urgências e emergências:
UPA 24H
SAMU (192)
Pronto-socorro do Hospital Pompéia
Pronto-socorro do Hospital Geral

Curativos:
UBSs: de segunda a sexta-feira
UPA 24H: sábados e domingos

Notificação de acidentes com material biológico:
UPA 24H

Final Thoughts

Overall Score 0

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *